Por que o tráfico de drogas existe?


Foto: Imagem ilustrativa 

A resposta é simples, o tráfico de drogas é um mercado e existe para suprir uma demanda. e diga-se de passagem, uma demanda grande. Atualmente o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países com mais usuários de cocaína do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. É estimado que cerca de 2,8 milhões de brasileiros consomem o "pó branco" de forma contínua, sendo assim é esperado que o mercado seja grande, competitivo e violento. Estamos em uma sociedade capitalista, tudo que gera demanda também cria lucro e a margem de ganho do tráfico de entorpecentes é muitas vezes absurda. O porquê do tráfico está inserido em outro patamar, em outra questão: por que existem tantos usuários?

A droga sempre existiu, ou pelo menos o seu principio ativo. Foi graças ao ópio, cultivado nas plantações de papoula da Ásia, que temos remédios que revolucionaram a medicina. O mesmo ocorreu com a folha da coca, uma planta com efeitos recreativos, mas quando misturada e reparada se torna ouro na mão de poderosos e vício aos meros mortais. 

Me lembro de ouvir um professor contar sua história. Ele era um ex usuário, ou como se denominava, um adicto em recuperação, ele sempre disse abertamente que a droga é bom, que é gostoso, por isso tanta gente usa. Recordo também do relato de uma pessoa querida, ele dizia que não existia sensação melhor do que cheirar um pino de cocaína em meio segundo, porém a "nóia", a fissura, eram um pesadelo. A ressaca moral, daqueles que ainda não tinham o cérebro "fritado" era a pior sensação do mundo. 

O vício é apenas uma fuga de uma sociedade doente. Algumas pesquisas tentam ir á fundo nesta questão, o professor  Bruce Alexander, da Simon Fraser University (Canadá),  ficou mundialmente conhecido pela condução do experimento  “Rat Park”. No estudo os ratos eram submetidos ao uso de drogas e depois colocados em gaiolas separadas. A gaiola 1 tinha elementos recreativos, já a 2 era uma prisão. A constatação foi que os ratos da gaiola 1 abandonaram o uso dos entorpecentes, provando que uma ressocialização saudável contribuí para a recuperação dos usuários. 

A raiz do problema é muito mais funda do que este mero texto pode atingir. Você tem demanda, então tem um mercado, tem pessoas que estão dispostas a tudo pelo dinheiro, muitas vezes porque não tem escolha. Usuários e traficantes são uma peça de um esquema milionário, a dependência é um sinal do desamparo e a violência é o resultado da desigualdade, da solidão e da carência de segurança pública. 


 


 



Comentários